3 artigos incríveis para aprender ASP.NET MVC

Quando comecei a estudar sobre ASP.NET MVC, fiquei muito apreensivo e até preocupado, por que até o momento eu conhecia apenas WebForms, e para quem conhece sabe muito bem a diferença significativa entre estas duas tecnologias e a dificuldade inicial de se aprender ASP.NET MVC. Neste momento, comecei a buscar por artigos, vídeos, livros e encontrei muito conteúdo (bom e ruim). Pensei então em colocar neste artigo os 3 melhores “Dicas” Hoje eu quero apresentar 3 ótimos artigos para aprender a ASP.NET MVC e todas de forma gratuitas.

Dica #1 – Site Oficial ASP.NET MVC

Nada melhor que começar do início o site oficial do ASP.NET MVC [link] tem vários artigos incríveis sobre como utilizar o MVC e também possui a vantagem de ser todo atualizado com a nova versão 5.0. Além de artigos o Site possui um curso incrível do PluralSight com Scott Allen. Considerado um (se não o melhor) palestrante sobre tecnologias O curso mostra desde a instalação do ASP.NET até a criação de uma aplicação funcional mostrando todos os pontos importantes do MVC, além da utilização de chamadas AJAX. Abaixo vou deixar os links dos artigos que gosto mais, e que acredito vão ajudar muito no seu aprendizado.

  • Introdução – ASP.NET MVC 5

    Este artigo mostra a utilização com exemplo claros da última versão do ASP.net MVC 5. Aproveite para dar uma olhadinha em meu canal no , para me acompanhar com a criação deste projeto e com dicas especiais para acrescentar o conteúdo.

  • Introdução – ASP.NET MVC 4

    Embora uma versão anterior, eu indico pois é um artigo que mostra um exemplo simples, próprio para iniciantes em MVC.

  • Mapa de Conteúdo

    Artigo completo com links para uma grande diversidade de informações, projetos e artigos sobre várias aplicações MVC (tem que ter paciência, mas vale a pena).

 

Dica #2 – MVC Music Store – Minha loja de discos

Criei este aplicativo em várias versões, para poder entender todas as diferenças entre uma versão e por isto eu indico o MVC Music Store.Já falei sobre este aplicativo neste [artigo] e me surpreendo com o retorno dos amigos e seguidores que indico,sobre construção e o resultado no aprendizado com este projeto, é simplesmente demais. Este é um projeto que também mostra desde o início a criação de uma loja virtual de discos utilizando além do MVC, o uso de AJAX e Jquery para construção do “carrinho de compras” passando por todas as área do MVC, como Controller, View´s, Model, Paginação, Busca, Operações CRUD (Create, Retrieve, Update e Delete).

Dica #3 – Nerd Dinner – Jantar de Nerd’s

Nerd Dinner é um [website oficial] de um sistema de exemplo MVC. foi criado por Guru’s da Tecnologia como Hanselmann,Guthrie,Galloway,Mourfield, Petersone Arnott. Além da visualizaçãodoweb site pronto, existe também a página como todos os passos para criação deste projeto. Um diferencial e a utilização do Google Maps para a construção dinâmica de rotas dos restaurantes cadastrados. Com certeza este é um exercício muito útil,você vai adorar. Aproveite o tutorial neste link

Resumindo

E então amigos, material de estudo não vai faltar agora, Vamos programar?

4 comentários sobre “3 artigos incríveis para aprender ASP.NET MVC”

  1. Fernando Muito Obrigado pela ajuda, foi a primeira vez que mando uma mensagem pedindo uma ajuda e para a minha surpresa, ele não respondeu… ele ligou na hora para tirar as duvidas e ainda se coloca a disposição para novas duvidas…
    você é o cara… continue com este belo trabalho…

    um abraço

    Ricardo Mendonca

  2. Olá Fernando, primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo excelente trabalho que você tem executado, é muito raro vermos pessoas com esta atitude.
    Sou desenvolvedor há 3 anos e ainda estou gatinhando no mundo da programação, tenho muita coisa pra aprender ainda, porém foi entregue em minhas mãos a responsabilidade de converter o site da empresa em que eu trabalho.
    Este site roda com duas linguagens (asp.net-webforms(c#), php) e ainda está rodando sob o framework 2.0.

    Minha duvida é, devo converte-lo do zero em asp.net MVC ou mantenho o webforms e aproveito as regras de negócios já utilizadas?

    Se converter este site para mvc, terei a possibilidade de desenvolver tudo que é necessário para aplicação… tipo grids customizados, leitura dinamica de arquivos excel (importação e exportação)….

    Desde já agradeço por suas orientações.

    No aguardo

    1. oi Alexandre,

      Obrigado pelo incentivo, ele é muito importante.

      Quanto a sua dúvida, acho um pouco complicado te dar qualquer opinião, sinceramente. a Melhor resposta neste momento é DEPENDE.
      Para este caso, é preciso analisar uma grande quantidade de dados, se basear no tempo de desenvolvimento de uma nova aplicação ou ajustar a existente.
      Levando em consideração que o Framework que mencionou é o 2.0, já demonstra um bom indício de começar tudo do ZERO.

      Se você precisar, podemos analisar juntos sua aplicação e assim posso dar uma resposta e direcionamento melhor.

      Meu skype : fernando.parmezani (ou fparmezani@hotmail.com)

      Me adiciona e tento te ajudar ok!

      PS. Fico online normalmente no fim de semana.

      Abraços

Deixe uma resposta